sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vamos testar?





Queridos amigos, resolvi testar uma semente chamada chia, depois de muito desanimar com minha linda barriga, resolvi mudar meus hábitos alimentares.

Não sei se vou conseguir, pois adoro doces, pães, nutella, pastel, lanche, refreigerante... todas essas coisas que muitos como eu adoram.

Sei que não vou conseguir eliminar tudo isso mas vou introduzir coisas simples e que prometem fazer bem pra nossa saúde.

A chia é originária do México, é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. 

A chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes". 

Outros benefícios

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada. 

Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Como ingerir

Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Contudo, a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados.


A farinha deve ser adicionada uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas. 

O poderoso grão possui...

· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

Então vamos fazer o teste, e logo eu conto se notei alguma diferença.

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...