domingo, 25 de setembro de 2011

Caixinha de Dobradura


O origami não é só bonito, é também prático. Vamos aprender como fazer uma caixinha de presente com essa técnica de dobraduras que não precisa de cola, mas apenas de sua criatividade para enfeita-la. 
Abuse de papéis diferentes: um estampado para a tampa e um liso para a base. Ou ainda use papéis metalizados que dão um resultado muito elegante.

O ano passado fiz várias dessas para a EE Residencial Jundiaí onde eu trabalhava e ficaram lindinhas.

Corte um quadrado de papel de 15x15cm. Pode ser do papel que desejar, então escolha um bem bonito.
Vamos iniciar criando uma série de linhas mestras sobre as quais iremos dobrar a caixa, para isso as primeiras dobras devem ser feitas e depois abertas novamente.


Marque com dobras o xis e a cruz dentro do quadrado, como na foto, juntando primeiro as laterais e depois as diagonais para fazer essas marcas. Vinque bem e depois abra o quadrado.


Junte as linhas horizontais no centro do quadrado, como na foto. Abra e repita com as linhas verticais. Vinque bem as dobras e abra novamente o quadrado.
Agora junte no ponto central todas as outras pontas do quadrado. Vinque todas as dobras laterais. Desdobre o vértice de cima e o de baixo.
Alinhe a lateral esquerda com a linha central e vinque bem.
Repita o mesmo com a lateral direita. Vinque bem. Desdobre e volte na posição de duas etapas anteriores. Troque os vértices abertos e refaça as duas últimas etapas. Assim teremos criado todas as marcas sobre as quais iremos trabalhar.
Com todas as marcas feitas, deixe dois vértices opostos unidos no centro do quadrado. Depois una os pontos laterais marcados com as setas no ponto central. 
Ao mesmo tempo levante a parte de trás e os pontos de baixo marcados com as setas. As dobras se farão sozinhas porque você já vincou bem anteriormente.
Complete a forma da lateral da caixa baixando a parte de cima até encaixar naturalmente na parte de dentro da dobradura.
A ponta alinhará exatamente no centro da caixa. 
Agora vamos virar a caixa e repetir essas etapas do outro lado.




Finalize terminando de encaixar a última dobra.
Tanto a base quanto a tampa são construídas seguindo o mesmo procedimento. A diferença é que a tampa deverá estar com 0,4 cm a mais em sua dimensão para poder encaixar sobre a base sem dificuldades.
A partir daí a decoração fica ao seu gosto. Use fitas, flores, miçangas, use a criatividade e depois guarde dentro surpresas carinhosas para quem as receberá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...