segunda-feira, 7 de julho de 2014

Painel decorativo com CDs usados


Hoje você vai aprender a fazer uma reciclagem para sua decoração que é de arrasar. O painel decorativo é todo feito a base de CDs usados e pode ser transformado em trocentos projetos diferentes. Tudo dica da leitora Angela Canarin.
Pode ser para o home office, para a sala, para a varanda, os quartos das crianças. Tudo varia com as imagens que você optar. 
Materiais Necessários:
  • Cds em desuso
  • Fotos ou imagens impressas (neste projeto as fotos escolhidas foram impressas em xerox colorido no papel couche 180gr)
  • Adesivo de vinil na cor desejada
  • Ferramenta para furar o cd
  • Argolas de alumínio 12mm
  • Cola Gel
  • Tesoura e/ou ferramenta de corte circular.
Antes mesmo de imprimir as imagens faça um pré projeto no computador para analise de posição e cor, isso facilita a montagem.


Primeiramente marque o formato circular do cd ao redor da imagem, com lápis.

Recorte cada imagem.

Aplique cola gel sobre o cd no lado prateado.

Coloque a imagem sobre o cd e centralize bem.

Com um pano pressione cuidadosamente toda a imagem para retirar possíveis bolhas de ar e coloque sob algum objeto pesado até secar totalmente.
Finalizado a colagem das imagens passamos para a colagem do adesivo dos cds lisos do pré projeto.
Corte quadrados de adesivo vinílico, pode ser papel contact, um pouco maior que a área do cd.
Comece a colagem somente por um ponto inicial, não retire todo o papel protetor de uma única vez; vá retirando conforme vai colando.

Com auxílio de espátula plástica vá cuidadosamente esticando o adesivo para que não crie bolhas de ar.

No centro utilize o dedo para definir bem a colagem.
Finalize a colagem.
Recorte com a tesoura pelo lado de trás, cuidadosamente.
DICA: Cole o adesivo sobre o lado branco do cd, não sobre o lado espelhado,pois se você precisar descolar em algum momento para retirar bolha de ar, ele soltará toda a película espelhada e você perderá o cd.
Praticamente todos os Cds terão dois furos para formar o painel, exceto os da última fila, então pra facilitar a vida vamos fazer um gabarito para marcar as posições dos furos de uma forma centralizada e padronizada.
Eu utilizei um filme plástico rígido para retro projetor, um acetato.Posicionei sobre o cd e marquei os pontos alinhados usando uma caneta permanente.
Com o gabarito pronto e aferido ficará muito prático marcar as posições nos cds. Lembre de marcar também as imagens.
Com auxílio de uma ferramenta faça os furos, aqui eu utilizei uma Crop-a-Dile mas você pode furar com uma agulha quente. É só ter cuidado.
Furos feitos podemos iniciar a montagem.
O pré projeto lhe auxiliará na montagem e também para definir quais cds precisarão de dois furos e quais são os da fila final que precisarão somente de um.
Todos os cds precisarão ficar presos numa única barra de suporte, podendo ela ser de madeira ou metal. Neste projeto usei uma barra de metal. Alinhe todos os cds, calcule a distância entre eles e marque na barra onde iremos pendura-los.

Com auxílio de furadeira e broca adequada faça os furos.
Forre a barra com o mesmo vinil ou pinte, se achar mais conveniente.Se for forrar, refaça os furos já feito com uma agulha grossa ou um espeto.
Neste projeto as iniciais do nome do casal foram colocadas entre os cds. Utilizei a plotter Silhouette para recortar, mas caso não você tenha este recurso, imprima a letra pelo computador, transfira para um papel mais grosso e recorte com a tesoura.
Com as letras recortadas, cole fita banana para dar volume na colagem sobre o cd.
Veja aqui como fica melhor.
Inicie a montagem com as argolas.
Vá montando segundo seu projeto e já vá fixando na barra.
Aí está o painel decorativo montado, prontinho pra ir para seu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...