domingo, 13 de maio de 2012

Sabão Caseiro


Uma atitude sustentável nos dias de hoje é usar óleo de fritura para fazer sabão caseiro.
A receita é simples e fácil de fazer, vamos lá!

Vamos precisar de 4 litros de óleo usado de cozinha, e se desejar um sabão de melhor qualidade podemos usar também 2 litros de manteiga de vaca derretida. Isso é opcional mas super indicado caso deseje vender seus sabões.



Num balde grande dissolva 1 Kg de soda cáustica em escamas em 4 litros de água. Lembre de se proteger dos vapores que são tóxicos.





Em seguida acrescente o óleo usado e a manteiga derretida e mexa muito bem.
Acrescente também 4 litros de etanol de posto e misture novamente.

Acrescente, se desejar, 1 copo de amoníaco e 1 copo de sabão em pó. Isso dará um aroma ao seu sabão de limpeza. Continue misturando firmemente até que comece a talhar e parecer um pudim. O ideal é mexer até que a misture esfrie um pouco. 

Se for usar o sabão em casa pode deixar endurecer no próprio balde. Se for vender despeje a mistura em formas que facilitem o corte, como embalagens tetra pack.
Aguarde a mistura endurecer de um dia para o outro.


Nesse ponto o sabão já endureceu um pouco e pode ser desenformado.

O sabão ainda não está no ponto de uso, mas está fácil de ser cortado em pedaços. Corte o sabão e deixe descansar em lugar arejado por no mínimo mais 8 dias antes de começar a usar. O ideal é esperar até 15 dias. Lembre que o sabão irá clarear com o tempo por isso aguarde o máximo que puder antes de usar ou vender.


A receita renderá até 70 barras de sabão em tamanho padrão.

A grande dica pra você que quer agregar esse sabão aos produtos à venda, é cortar em pedaços bem regulares, e valorizar usando uma bonita embalagem com etiquetas que lembrem que é um produto ecológico. Se possível crie um carimbo para marcar seus sabões e personaliza-los.

Como “limpar” óleo usado

Só pra terminar queria dar a dica de como “lavar” o óleo usado que está muito sujo. 

Leve para ferver 1 litro de água com cada litro de óleo que se deseja limpar. Ao levantar fervura, desligue o fogo, misture bem e acrescente 1 litro de água fria para cada litro da mistura quente. A sujeira ficará no fundo e a gordura solidificará, ficando fácil de ser removida e usada na receita do sabão.

Essa receita de sabão permite muita criação. Vocês podem acrescentar óleos aromáticos ou ainda substituir a água da receita por chás como hortelã e a erva-doce. Tudo isso agrega valor ao seu sabão ecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...