quinta-feira, 7 de julho de 2011

Restaurando um móvel antigo com decóupagem

A dica de hoje cai como uma luva para muitos de vocês, querem apostar? Quem aí não tem um móvel antigo pedindo pra ser restaurado? E que tal restaurar usando a técnica de artesanato da decupagem? Então estamos combinados, passaremos os próximos momentos juntos restaurando um móvel antigo com decóupagem.
O móvel usadinho tá assim? Pálido e desbotado? Comece lixando bem a sua peça e retirando todo resquício do que havia em sua superfície. Depois de limpar bem, pinte na cor desejada usando tinta acrílica e aguarde a secagem. Você vai precisar de várias demãos. Capriche nessa etapa. Enquanto seca escolha os papéis e seus desenhos encantadores.

Depois que escolheu os desenhos, recorte cuidadosamente e planeje o posicionamento deles sobre o móvel.

A dica dessa decóupagem é usar termolina leitosa para colar as figuras, mas cola de decóupagem também funciona muito bem. Se for usar cola branca, escolha uma marca de qualidade, pois as marcas mais baratas costumam vir muito diluídas e  descolam com o tempo.

Aplique as figuras sobre o móvel nas posições que escolheu, uma figura de cada vez.

Para retirar as bolhas que se formam naturalmente sob o papel, use um paninho e pressione delicadamente, sem esfregar, mas com firmeza, para que elas saiam. Vá pressionando e movimentando até que as bolhas tenha sumido.

Repita esse procedimento com todas as figuras e aguarde a secagem completa delas. Se por acaso elas ficarem um pouco transparentes com a cola não se preocupem, elas voltam ao normal depois que secam.

Assim que estiverem secas passe duas demãos de verniz para dar aquele acabamento perfeito e observe o que um pequeno toque de design faz com um móvel antigo.

Quer mais inspirações?
Essa inspiração é para quem quer deixar a madeira aparente. Ficou ou não ficou maravilhoso?  E totalmente renovado. Amei.

Aqui o trabalho é bem mais elaborado, mas ficou maravilhoso também. Pra quem tiver disposição para arriscar, esse projeto vale à pena.

Divirtam-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...