quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como fazer papel reciclado caseiro



Aprenda como fazer papel caseiro para ter seu próprio papel artesanal. Poderá ser usado para encapar agendas, livros, fazer objetos artesanais, ou cartões, entre muitas outras opções.
Este é um tipo especial de papel, muito mais resistente. Faça a experiência.
Materiais:
Papel velho
Liquidificador
cola branca
água
meia-calça
cabide de arame
Bacia

Passo-a-passo:
Antes de tudo, providencie um lugar onde vai secar o papel. Isso se quer um pedaço plano de papel. Se, por exemplo, quiser usar para fazer um cartão, poderá colocar para secar no cabide para que já seque dobrado, mas sempre usando a tela. Se é para colocá-la no cabide, estique devidamente a tela, presa na parte inferior e em outra extremidade.
Para fazer a tela de secagem, pegue um dos lados da meia-calça, abra, e estique bem entre dois extremos. É preciso uma tela para cada pedaço, portanto, verifique as quantidades de material antes de começar.
Em seguida, rasgue o papel velho, de preferência num triturador de papel, mas se não houver, rasgue à mão mesmo. Os pedaços não podem ser maiores de que 2 centímetros.
Coloque o papel no liquidificador, acrescente água suficiente para cobrir. Entretanto, espere que o papel absorva a água, e então coloque um pouco mais. Deve medir um centímetro de água acima do papel.
Ligue o liquidificador em velocidade baixa. Quando o líquido comece a pegar cor deixe bater por mais 4 minutos, ou até que o papel esteja completamente destruído.
Se preferir que fique colorido, será o momento de adicionar o corante na cor pretendida, deixando bater até que a coloração esteja uniforme.
Retire do liquidificador e passe para um recipiente onde irá preparar o papel, uma bacia média. Preencha a bacia com 4 centímetros de água, adicione duas colheres de sopa de cola, e o conteúdo do liquidificador.
Use uma colher de pau para misturar tudo muito bem. Passe a tela de meia-calça para o fundo do recipiente, e estire o que se transformará em papel por cima. Neste caso, para conseguir manusear bem a meia-calça, que deverá estar esticada, formando uma base, use prendedores de roupa, ou outro objeto similar, para prendâ-la nas extremidades da bacia.
Aguarde alguns segundos. Em seguida, muito, mas muito lentamente, comece a erguer a tela. Deve ser o mais devagar possível.
Leve para secar ao sol. Deve ficar completamente seco (poderá levar para secar ao forno, com cuidado para que seu papel não vire cinzas e tenha que repetir todo o processo!).
Com muita delicadeza, retire o papel da tela. Passe-o à ferro, se quiser retirar as rugas, com cuidado para não queimar.
Sugestão: antes de colocar o papel para secar, poderá acrescentar conchas, miniaturas, flores, enfim..., vários objetos que deixarão seu papel caseiro ainda mais bonito. Use a criatividade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...