segunda-feira, 21 de março de 2011

Dilma entrega medalha da Ordem Nacional do Mérito a 11 professoras de escolas públicas

Yara Aquino
Da Agência Brasil
Em Brasília


Como parte das festividades pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 março, a presidenta Dilma Rousseff entregou hoje (21) a 11 educadoras de escolas públicas a medalha da Ordem Nacional do Mérito, uma da mais importantes honrarias do Brasil.

Ao discursar na cerimônia, a presidenta citou dados que mostram a ampla participação da mulheres na educação brasileira e destacou a importância da valorização do magistério.

“Mais de 85% das escolas públicas de educação básica são dirigidas por mulheres, por isso é que nas mãos delas está o futuro das nossas crianças e jovens”, destacou Dilma, ao acrescentar que valorizar essa profissão “é fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento do nosso país”.

Primeira reitora negra, Aurina Oliveira, da Bahia, foi uma das educadoras que receberam a medalha. Com 36 anos de magistério, ela está à frente do Instituto Federal da Bahia após ter ingressado na instituição como aluna e depois se tornado professora de eletrotécnica.

Aurina relata que ao longo dos anos vem desenvolvendo um “trabalho de formiguinha” para capacitar jovens para o mercado de trabalho. “Meu trabalho representa em minha vida aquilo que sempre desejei, que é atender as pessoas mais carentes. Na Bahia temos um polo petroquímico e capacitamos nossos alunos para entrar no mercado de trabalho”, diz.

Outra premiada é Marta Carneiro da Silva, que trabalhou como camelô e balconista antes de se tornar professora na cidade de Tabuleiro no Norte, no Ceará. Na profissão, já alfabetizou aproximadamente mil pessoas.

Dilma citou nominalmente cada uma das professoras premiadas durante seu discurso e falou por diversas vezes sobre o papel da mulher no ensino brasileiro. A presidenta disse que irá compartilhar com cada educador brasileiro a responsabilidade de garantir um ensino de qualidade e um país com melhores oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...